A Sketcheria foi originalmente um blog nascido na era orgânica das redes sociais no início de 2008, que eventualmente se tornou minha marca de estúdio. Como um blog iniciante, foi uma supresa experimentar um cresimento tão rápido, com mais de 700 visualizações diárias, e era como abrir as portas do estúdio, para quem quisesse entrar e se envolver com a minha jornada criativa.
Muita coisa mudou daqueles dias para hoje, com algoritmos remodelando o cenário digital. Após uma pausa de uma década, decidi voltar à escrever no blog Sketcheria, desta vez com expectativas mais modestas e, com uma abordagem mais direcionada no conteúdo. O foco vai ser o tema que trouxe você aqui: o processo de criação artística.
Limpando a poeira digital, quero postar regularmente e te convidar para olhar por cima do meu ombro e acompanhar a minha produção artística. Eu sou um contador de histórias que pinta, e inauguro o bloc mostrando o making-of do retrato de Joana, comissionado por Daniel Lustosa e sua esposa, em memória de sua sogra.
Esta foi uma de muitas encomendas que fiz durante o lockdown da pandemia.
Era também uma forma de lidar com o distanciamento social neste longo período de reclusão, criando uma conexão com as pessoas online. Os retratos foram para mim uma proposta de estabelecer uma rotina de pintura, aprimorando uma técnica de mixed media que estava desenvolvendo em sketchbooks.
Trabalhar com prazos e as expectativas dos clientes me ajudaram a combater a procrastinação. Aceitei 55 encomendas de imediato, mas, à medida que os dias de lockdown chegavam ao fim, uma mudança nos meus horários pelo trabalho presencial trouxe novos desafios. Ainda tenho alguns retratos para produzir e entregar.
Nos próximos posts, vou mostrar algumas etapas do processo em vídeos e fotos. Os vídeos tradicionais do YouTube tempo e esforço demais, então escolhi uma abordagem mais simples: sem vinhetas elaboradas, apenas uma edição limpa do material bruto dos making-ofs que gravei naqueles dias, sem voice-over, só com uma música de fundo.
A proposta é se divertir com o processo e curtir a jornada juntos.